10 dicas para se proteger da COVID-19 no trabalho

10 dicas para se proteger da COVID-19 no trabalho

O isolamento social foi elencado como uma grande prioridade dentre as medidas para evitar a disseminação da COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus. No entanto, profissionais de diversos setores da economia não podem trabalhar de casa, pois eles garantem que todos nós tenhamos acesso a alimentos, medicamentos, dentre outros itens essenciais para a nossa sobrevivência. E, se sua pergunta é: ‘se estou trabalhando fora, como faço para me proteger?’, convidamos você a conferir 10 dicas de como minimizar os riscos de contaminação da COVID-19.

No trajeto para o trabalho:

 

  1. Evite transporte público e, se isso não for possível, tente optar pelos horários com menos movimentação de pessoas;
  2. Se for utilizar ônibus, táxi ou uber, sempre que tocar em alguma superfície, higienize imediatamente as suas mãos com álcool em gel 70%. Além disso, evitar o contato com o rosto é fundamental;

 

No trabalho:

  1. Evite contato próximo com as pessoas o máximo possível;
  2. Prefira janelas abertas a ar-condicionado;
  3. Sempre que possível, troque reuniões presenciais por videoconferência;
  4. Não compartilhe: copos, talheres, computadores, mesas ou qualquer outro item de uso comum;

Em casa:

  1. Ao chegar do trabalho, tome imediatamente um banho e troque suas roupas antes de ter contato com seus familiares;
  2. Mantenha a higienização da casa em dia, utilizando água sanitária ou álcool 70%;
  3. Troque com mais frequência suas toalhas e roupas de cama;
  4.  Sapatos, mochilas, carteiras e outros itens indispensáveis que vão para rua com você devem ficar fora de casa, longe do acesso das pessoas.

 

Além das dicas que mencionamos, lave suas mãos frequentemente, tente perder o hábito de levar as mãos ao rosto e utilize máscara de proteção quando estiver fora de casa. Os modelos considerados seguros são as máscaras cirúrgicas, de enfermagem, a N95 ou as de tecido, desde que sejam feitas, ao menos, de camada dupla. É preciso seguir corretamente as instruções ao utilizar as máscaras de proteção, caso contrário, elas podem atrapalhar ao invés de ajudar.