4 curiosidades sobre a Páscoa que você precisa conhecer!

4 curiosidades sobre a Páscoa que você precisa conhecer!

No dia 04 deste mês celebramos um dos feriados religiosos mais importantes do nosso calendário: a Páscoa. Em uma linha geral, é uma data que remete ao renascimento, à mudança de ciclo e ao despertar para dar início ao novo. Mas por trás desse marco existe uma série de curiosidades que vamos compartilhar com você nas linhas a seguir.

Continue esta leitura que preparamos para você!

 

Almoço especial ao lado de quem tanto amamos, muito chocolate nas prateleiras do supermercado e a tradicional brincadeira de caça aos ovos, que tanto diverte a criançada. Embora o feriado seja marcado por tudo isso que comentamos por aqui, ele representa algo muito maior. Para os católicos, trata-se do fechamento da quaresma e do renascimento de Jesus, mas para a população em geral, é um momento de muita reflexão, de mudanças de hábitos para abandonar o que pertence ao passado e iniciar uma nova fase.

Mas esse não é o assunto principal do que viemos falar por aqui, afinal, queremos saber sobre as curiosidades da Páscoa, não é mesmo? Então, para começarmos este post, é inevitável falarmos sobre a origem desse feriado. Ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma festividade exclusivamente judaico-cristã. Alguns historiadores contam que a Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa Passagem, e é o marco da libertação da escravidão do povo hebreu no Egito. Assim como esse exemplo, existem outras inúmeras histórias que contam sobre a origem dessa data.

A segunda curiosidade é sobre a relação ovos de Páscoa. Uma das explicações é que o ovo é um símbolo que representa a vida, tudo a ver com o sentido dessa data. Mas, tem também uma outra vertente que fala da era pré-cristã, quando havia o costume de cozinhar ovos, decorá-los e, depois, dá-los como presente às pessoas queridas, em comemoração à chegada da primavera.

Mas, por que de chocolate? A tradição de presentear as pessoas com essa delícia é, justamente, para criar mais uma oportunidade para os comerciantes movimentarem a economia, tornando a data mais promissora para quem depende dos consumidores.

E, para fechar o nosso conteúdo, falaremos sobre os populares coelhinhos. Algumas literaturas mostram que eles se tornaram símbolo da Páscoa porque representam a deusa Eostre, da cultura anglo-saxônica, em que ela era sinônimo de fertilidade. Trazendo para o contexto, isso representa a capacidade da igreja em conquistar novos discípulos e, assim, expandir a fé entre as pessoas.

E para você: qual o grande significado da Páscoa?