5 de fevereiro: Dia Nacional da Mamografia!
Dia 5 de fevereiro é uma data que vem para reforçar, mais uma vez, a importância de olhar atentamente para a saúde da mulher. Estamos falando sobre o Dia Nacional da Mamografia, momento de conscientizar todas as mulheres sobre a importância de realizar esse exame que é tão determinante para diagnosticar qualquer tipo de anormalidade no seio feminino, em especial o câncer de mama. É um método de diagnóstico capaz de salvar vidas!
Para quem nunca passou pela mamografia, vamos explicar o que é esse exame. Trata-se de um raio-x das mamas, feito por meio de um equipamento chamado de mamógrafo. Com a imagem capturada, o profissional especializado consegue ver qualquer tipo sinal que possa revelar a presença de um tumor, por menor que ele seja.
Além disso, o exame é capaz de apontar:
- Lesões;
- Nódulos;
- Assimetrias.
A mamografia é um exame que pode ser solicitado pelo seu médico nas seguintes situações: ao observar alguma anormalidade pela própria paciente no dia a dia, em uma consulta de rotina, após o exame de toque feito pelo médico ou para todas as pacientes com mais de 40 anos de idade.
Veja como é feita a mamografia:
- O especialista irá posicionar a paciente em pé, deixando que o seio fique entre as duas placas do mamógrafo, para que ele capture as imagens.
- A paciente deverá segurar a respiração por alguns segundos, enquanto a máquina faz o trabalho.
Sabemos que a saúde da mulher deve ser prioridade todos os dias do ano, mas aproveite essa data para fazer seus exames de rotina. O diagnóstico precoce é determinante para o sucesso de um tratamento!