5 dicas para entreter as crianças na quarentena

5 dicas para entreter as crianças na quarentena

A rotina totalmente alterada, um confinamento forçado e até mesmo a falta de entendimento das crianças sobre a seriedade e a importância da quarentena podem levar o dia a dia das famílias a um verdadeiro caos. Pensando nessa realidade, que faz parte do dia a dia de muita gente, preparamos um conteúdo com 5 dicas para entreter as crianças na quarentena. Mergulhe nesta leitura!

Primeiramente, essa é uma situação totalmente atípica. Sabemos como é saudável para uma criança correr e brincar, mas, para muitos, até isso não está sendo possível devido às orientações de isolamento social que estamos enfrentando neste momento. Por isso, tire a culpa de seus ombros e fique tranquilo: se precisar recorrer à televisão ou celular para ajudá-lo nessa tarefa, principalmente se você estiver trabalhando em casa, não vai ser um bicho de 7 cabeças, mas o ideal é que esse não seja o seu principal recurso. Portanto, as nossas dicas podem ajudar e muito a enfrentar esse verdadeiro desafio!

 

1- Brincadeiras manuais

 

Em cada fase da infância, existe uma brincadeira manual que prende a atenção do seu filho e que contribui para o desenvolvimento do pequeno. Veja algumas ideias!

  • No primeiro aninho, você pode mostrar itens com texturas diferentes para fazer o bebê sentir as diferenças. Deixe-o colocar as mãos em uma lixa, em uma bacia com grãos e até mesmo em um balde de gelatina. Isso contribui e muito no desenvolvimento dos sentidos.
  • No segundo aninho, você pode usar e abusar das massinhas de modelar e do bom e velho giz de cera. Tenha um cuidado redobrado para que seu filho não coloque nada na boca!
  • Na faixa dos três a cinco anos, você pode fazer exposições com os desenhos do seu filho e registrar esse momento. Afinal, estamos vivendo uma fase histórica2-

 

2- Cozinhando em família

 

 

Que tal colocar as crianças na tarefa de cozinhar para a família? Delegue funções que podem ser realizadas com segurança pelos pequenos. Se seu filho é ainda pequenininho, você pode dar um incrível pote de plástico com uma colher e fazer ele se sentir parte desse momento!

 

 

3-Ligações de vídeo

 

Certamente, as crianças estão sentindo muita falta de seus amigos, dos titios ou avós. Então, para manter esses laços que são muito importantes para o seu filho, faça periodicamente ligações de vídeo com essas pessoas. Você pode conversar com os familiares dos amiguinhos e, quem sabe, fazer um lanche da tarde à distância!

 

 

4-Árvore genealógica da família

 

Seu filho conhece aqueles parentes distantes ou sabe, por exemplo, quem é a sua bisavó? Que tal aproveitar essa quarentena para fazer a árvore da sua família? Deixe que o pequeno conduza a brincadeira, para que se torne mais interessante. Neste site, você encontra algumas dicas de como fazer a árvore da sua família.

 

 

5-Sessão cinema

 

Além daqueles momentos que você precisa ‘apelar’ com telas para prender a atenção do seu filho, você pode programar nesta quarentena deliciosas sessões de cinema em casa com os pequenos. Afinal, no friozinho é muito bom! Dá para fazer algo simples, como um filminho com pipoca, e também para caprichar!

 

  • Crie um clima com colchonetes e almofadas espalhados pela sala.
  • Faça as comidinhas preferidas do seu filho.
  • Dê três opções de filmes para o seu filho escolher o ‘ganhador do Oscar’.
  • Converse com ele depois que o filme acabar. Esse bate-papo pode ser bem divertido, pois vocês vão relembrar os momentos mais importantes da sessão.

 

Sabemos que cuidar das crianças durante a quarentena está longe de ser uma tarefa fácil, e nem sempre você está no clima para preparar tantas atividades como as que comentamos por aqui. Por isso, a dica final que deixamos para você neste post é: abrace, beije e ame muito o seu filho. Para os menorzinhos, principalmente, está sendo uma fase incrível, pois estão mais perto de quem eles mais amam: os pais.