5 segredos para planejar suas metas de Ano Novo

5 segredos para planejar suas metas de Ano Novo

A chegada de um novo ano sempre nos dá aquele fôlego que precisamos para colocar em prática velhos planos e para realizar as nossas grandes metas. Fazer um curso novo, uma viagem incrível, adotar uma alimentação saudável e mudar o estilo de vida são exemplos de promessas ou planos de ano novo feitos por grande parte das pessoas. Então, nada melhor do que aproveitar este último mês de 2020 para planejar cuidadosamente as suas metas de ano novo. E fique tranquilo, nós vamos ajudá-lo nesta tarefa!

Respire fundo, visualize seus grandes sonhos e venha com a gente nesta jornada. Vamos lá!

  1. Antes de começar a colocá-los no papel, tenha em mente quais são seus planos nos diferentes âmbitos da sua vida: profissional, afetiva, familiar, entre outros.
  2. Reserve um tempo para fazer essa tarefa. Lista de resoluções de Ano Novo e pressa, definitivamente, não combinam.
  3. Para facilitar a realização das suas metas, seja bem específico na hora de estabelecê-las. Vamos citar um exemplo: ‘no próximo ano, quero perder peso e, para isso, vou procurar uma nutricionista e passar a frequentar uma academia.’
  4. Cuidado com aqueles planos que são praticamente impossíveis. Eles podem te dar uma certa dose de frustração, então pense em metas reais. 
  5. Lembre-se de incluir os planos focados especificamente em sua saúde: fazer um check-up completo, colocar em prática novos hábitos para reduzir sua taxa de colesterol e dar adeus ao tabagismo são ideias para você se inspirar.

Acredite em si mesmo! Um combustível e tanto para que suas metas se tornem realidade é a autoconfiança. 

É importante que, depois de terminar a sua lista, você trace um plano de como as suas metas podem se tornar reais. Pensar em um plano estratégico para essa realização é fundamental, e isso facilita que seus desejos saiam do papel.

 

Fatos curiosos

O primeiro fato curioso que vamos dividir com você é que o seu cérebro não sabe diferenciar o que é imaginação do que é realidade. Quando você imagina seus planos para o ano novo, o seu cérebro libera um neuro hormônio chamado de dopamina. Ele é responsável pelo sentimento de persistência, que ajuda você a manter a empolgação para lutar pelas suas metas quando colocar os pés em janeiro. Então, dê asas para sua imaginação!

O segundo fato curioso é: você precisa ser firme nos famosos 21 dias! Existe um estudo chamado Teoria dos 21 dias que mostra que você é capaz de mudar padrões repetindo, por 21 dias, novos hábitos. Claro que para chegar aos 21 dias é preciso determinação e disciplina, mas, ao passar dessa fase, o novo estilo de vida será seguido de forma mais automática. Que tal usar esse conceito para conseguir concretizar suas metas de ano novo?

Então, agora é a hora de colocar as mãos à obra! Mentalize suas metas, organize-as no papel e construa um plano de ação para realizá-las. Temos certeza que será um sucesso!