8 de março: uma luta que é de todos nós!

8 de março: uma luta que é de todos nós!

Neste mês que se inicia, celebramos uma data muito importante, que representa luta, determinação e superação: o Dia Internacional da Mulher. É no 08 de março que o mundo todo reflete sobre o quanto ainda precisamos evoluir para alcançarmos a equidade entre os gêneros e sobre qual deve ser o papel de cada um dos cidadãos nessa causa tão desafiadora. 

Ao mesmo tempo que todos sabem que há muito no que melhorar, é necessário olhar para a linha do tempo, desde a implementação dessa data na década de 70, e ver o quanto foi conquistado graças à luta daquelas que foram para rua.

De lá para cá, as mulheres encararam o mercado de trabalho, mostraram que elas são incríveis para ocupar cargos de liderança e que estão diariamente vencendo a rotina exaustiva de conciliar a vida social, de mãe, mulher, esposa, profissional e de serem elas mesmas. 

Para inspirá-lo nessa reflexão, queremos dividir com você alguns dados importantes sobre o resultado de toda essa trajetória:

  • Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação das mulheres no mercado de trabalho, hoje, chega a 49,9%. Para se ter uma ideia, em 1950, esse percentual era na casa dos 14%. 
  • Quando olhamos para a política, um relatório da Organização das Nações Unidas e da União Interparlamentar mostra que o Brasil ocupa a posição 134 de 193 países pesquisados, com 15% de participação de mulheres no parlamento: são 77 deputadas, dentre o total de 513 cadeiras na Câmara. Precisamos eleger mais mulheres para nos representar!

Mas, como dissemos anteriormente, ainda há muito o que conquistar: o número de casos de violência contra mulher aumenta a cada dia. Então, além de salários equiparados, a mulher também almeja — e merece — o respeito!

Com isso, neste Dia Internacional da Mulher, convidamos você a refletir sobre todo esse contexto, para que entenda qual é o seu papel para que as mulheres alcancem, finalmente, a igualdade.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias