A depressão é um caminho para o suicídio. Como se prevenir?

A depressão é um caminho para o suicídio. Como se prevenir?

Queremos perguntar algo importante: você tem se sentido com uma tristeza profunda, difícil de controlar e desânimo constante, notou mudanças no sono e no apetite e está com um pessimismo incontrolável? Cuidado, esses são sintomas típicos de depressão, uma doença séria, que é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos grandes males deste século. O que muitos não sabem é que a depressão é um dos principais caminhos para o suicídio. Então, o que queremos falar por aqui é: existem formas de controlar a doença, evitando que ela chegue em medidas extremas como essa.

O primeiro passo é reconhecer que você está doente. Não, a depressão está longe de ser algo banal que pode ser deixado de lado. Ela é uma doença e precisa de acompanhamento especializado para chegar à cura.

O segundo passo é procurar ajuda. Assim como para todas as doenças, é preciso que um profissional, da saúde emocional neste caso, oriente você sobre como tratar o quadro. Portanto, se você está com sintomas de depressão, é importante que seja avaliado, para que o profissional trace o tratamento que for melhor para você.

Além disso, queremos dividir algumas dicas importantes que ajudam você a prevenir essa doença:

  • Uma alimentação saudável e balanceada, pois isso também contribui com o tratamento da depressão.
  • Faça atividades que deixam você feliz e com a sensação de bem-estar.
  • Pratique atividade física regularmente.
  • Tenha o hábito de conversar e de expor os sentimentos.

Como dissemos, a depressão é um caminho para o suicídio, e nós queremos que você olhe para a sua saúde mental com muita atenção.

Afinal, você é muito importante para nós!