Acidentes de trabalho: como evitar?

Acidentes de trabalho: como evitar?

Você conhece alguém que já se acidentou no trabalho e teve a vida prejudicada por esse episódio nada agradável, que, inclusive, pode ser fatal? Infelizmente, os acidentes de trabalho acontecem com muita frequência: de 2012 a 2018, o Brasil registrou 16.455 mortes e 4,5 milhões de acidentes segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho. 

Então, aproveitando que no dia 27 deste mês nós celebramos o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, queremos dar uma dica importante. A atenção redobrada pode contornar essa estatística, evitando que pessoas se machuquem durante suas atividades ocupacionais.

Além disso, todas as empresas possuem suas normas e diretrizes de segurança, as quais foram cuidadosamente pensadas e estruturadas de acordo com as atividades da companhia. E, é claro: elas precisam ser seguidas à risca.

Vale lembrar: o desejo de todos é sair para o trabalho e voltar dele em segurança, é, no fim do dia, dar aquele abraço apertado naqueles que mais amam. Para isso, separamos algumas dicas importantes que devem ser levadas a sério!

Vamos lá!

  • Faça suas atividades com muita atenção, evitando distrações;
  • Desfrute dos seus momentos de pausa no trabalho para recarregar as energias;
  • Não faça nada com pressa! A pressa é quase um sinônimo de acidente;
  • Se tiver alguma dúvida sobre os procedimentos de segurança, converse com seu superior;
  • Se perceber que seu equipamento de trabalho está apresentando sinais de defeito, acione a equipe responsável;
  • Atente-se aos seus olhos e mãos: eles estão muito expostos a acidentes.

 

Aproveite este momento para refletir sobre seus hábitos e descartar aqueles que podem colocar sua saúde e segurança em risco.

Está pronto para voltar ao trabalho, muito mais seguro?