Afinal, o que é o movimento Novembro Azul?

Afinal, o que é o movimento Novembro Azul?

Vamos falar por aqui sobre um assunto que merece sua atenção e que, erroneamente, é cheio de tabus: a prevenção do câncer de próstata. Este mês, que começamos com o pé direito, tem a missão especial de conscientizar a população sobre os meios para evitar o câncer de próstata e diagnosticar a doença de forma precoce. Estamos falando do movimento Novembro Azul, uma campanha especial que ganhou força no mundo inteiro.

Continue aqui com a gente para saber mais sobre esse assunto.

O Novembro Azul nasceu na Austrália, em 2003, e o décimo primeiro mês do ano foi escolhido para esse propósito porque 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Originalmente, a campanha chama-se Movember, que é a junção das palavras moustache (bigode) e november (novembro). Já são 17 anos do movimento e, nessas quase duas décadas, ele já tem rompido o preconceito sobre o exame de toque retal, uma das maneiras de diagnosticar a doença precocemente.

Em nosso país, a campanha chegou em 2011, e o Instituto Lado a Lado pela Vida é que está à frente dessa importante causa. Desde então, outras entidades importantes uniram-se ao Novembro Azul para mudar o comportamento dos homens na prevenção da saúde.

Os objetivos do movimento Novembro Azul são mais que importantes:

  • Compartilhar dicas de estilo de vida saudável, visando a promoção da saúde do homem e prevenir o aparecimento do câncer de próstata.
  • Difundir as maneiras de diagnosticar a doença de forma precoce. Quanto antes acontecer esse diagnóstico, maiores são as chances de cura.
  • Apresentar quais são as formas de tratamento.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros (ficando atrás somente do de pele). Portanto, toda a atenção a esse tema é muito bem-vinda.

 

Vem com a gente no movimento Novembro Azul? Continue acompanhando o nosso site para saber mais sobre esse tema.

Até a próxima!