Alimentação balanceada: por onde começar?

Alimentação balanceada: por onde começar?

Seja para ‘descontar’ as preocupações desta época difícil, ocupar um tempo ocioso ou até mesmo para extravasar as emoções, muita gente acabou exagerando nas calorias durante esse período de quarentena. No entanto, nunca é tarde demais para aderir a uma dieta balanceada, uma vez que esse hábito contribui e muito para a prevenção da sua saúde.

Para começar, dieta balanceada não é sinônimo de dieta maluca. Nada de ir do 8 ao 80 e cortar todos os alimentos importantes das suas refeições! Aderir a uma dieta balanceada é oferecer ao seu organismo as vitaminas, minerais, fibras, carboidratos, proteínas, gorduras – sim, nós precisamos de gorduras – e líquidos de acordo com suas necessidades pessoais.

Então, vamos à prática!

Não existem tantos segredos para aderir a uma alimentação balanceada. As recomendações dos especialistas são:

  • Dar prioridade para os alimentos in natura e aos que passam por poucos processos industriais. Eles são fontes de todas as coisas boas que comentamos no início deste post.
  • Consumir o mínimo possível de alimentos processados e ultraprocessados. Eles são ricos em açúcar, gordura, sódio, corante e muitos outros componentes que são prejudiciais para a sua saúde.
  • Não pular refeições. O café da manhã, almoço e jantar, inclusive os lanches intermediários, são essenciais!
  • Priorizar: alimentos integrais, frutas, verduras, legumes e carnes com pouca gordura.
  • Ah, um lembrete importante! A água é a cereja do bolo nessa tarefa de encontrar o equilíbrio alimentar.

Um almoço ou um jantar balanceado contém:

50% de vegetais crus ou cozidos

25% de carboidratos (de preferência integral)

25% de proteína (ela pode ser de origem animal ou vegetal)

Agora, confira alguns incentivos a mais para você mudar o seu estilo de vida!

Se você ainda precisa de mais alguns bons argumentos para mudar sua alimentação, separamos algumas informações importantes. Como falamos no início do texto, você não precisa ser radical! Não é necessário excluir sua comida preferida do cardápio, basta consumi-la com moderação!

  • Aderir a uma alimentação balanceada ajuda a prevenir doenças crônicas;
  • Combinada com o sedentarismo, uma alimentação desequilibrada pode trazer riscos para a saúde, se tornando uma das principais causas de doenças como diabetes, hipertensão, entre outros;
  • Além de melhorar e muito a sua saúde, de quebra, dá para eliminar alguns quilinhos!

O momento de mudar é agora!