Artrite reumatoide também afeta aos olhos

Artrite reumatoide também afeta aos olhos

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica e autoimune que afeta principalmente as articulações (mãos, punhos, cotovelos, etc.) e os órgãos internos do corpo.Os principais sintomas desta enfermidade são mal-estar, falta de apetite, perda repentina de peso, cansaço excessivo, febre e inchaço nas juntas. No Brasil, são registrados 50 mil novos casos da doença a cada ano.

Dr. Luis Fernando Barros, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, ressalta que os olhos também podem ser acometidos por esta enfermidade. “A artrite reumatoide pode causar uveíte, outro tipo de doença inflamatória que acomete a íris, o nervo ótico e a retina, causando embaçamento e ressecamento dos olhos”, explica o médico.

O especialista afirma que quem sofre desta doença deve se preocupar ainda mais quanto à saúde ocular. “Olhos vermelhos, sensibilidade excessiva à luz e dor nesta região são sinais de que algo não está bem. Outro alerta vermelho é quando o paciente enxerga pontos escuros que se movimentam à medida que ele mexe os olhos. Nestes casos, é recomendado procurar ajuda médica imediatamente”, esclarece Dr. Luis Fernando.

O médico ressalta que alguns medicamentos utilizados para o tratamento da artrite reumatoide também podem afetar os olhos. “É comum que estas substâncias provoquem alterações na mácula. Além disso, o corticoide, remédio bastante utilizado no tratamento da artrite, pode ocasionar a catarata precoce. Por isso, quem se submete a este tipo de tratamento precisa ter um acompanhamento oftalmológico bastante rigoroso e comparecer às consultas a cada seis meses”, conclui o oftalmologista.