Como ter uma alimentação mais saudável?

Como ter uma alimentação mais saudável?

Ter uma vida mais saudável começa pela alimentação, passando por atividades físicas para manter o corpo sempre ativo e com um bom funcionamento. Mas como saber quais alimentos devo consumir e quais devo evitar?

A OMS (Organização Mundial de Saúde) dá a dica: Tenha alimentações preferencialmente com alimentos in natura e minimamente processados, consuma de maneira moderada alimentos processados e evite ao máximo os alimentos ultraprocessados.

Conheça essas categorias de alimentos:

1- Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza, como folhas e frutos ou ovos e leite.

2- Alimentos minimamente processados são alimentos in natura que foram submetidos a alterações mínimas, a exemplo dos grãos secos polidos ou moídos na forma de farinhas, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado.

3- Alimentos processados (queijo, pães, geleias, frutas em calda) devem ser consumidos em pequenas quantidades e como ingredientes ou parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados. Os alimentos processados são produtos relativamente simples, fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário como óleo, a um alimento in natura ou minimamente processado.

4- Alimentos ultraprocessados são feitos com adição de diversos ingredientes e estão fortemente associados a sobrepeso, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Entre eles, estão vários tipos de biscoitos, sorvetes, misturas para bolo, barras de cereal, sopas, macarrão e temperos “instantâneos”, salgadinhos “de pacote”, refrescos e refrigerantes, iogurtes e bebidas lácteas adoçadas e aromatizadas.

Fonte: OMS