Cuidado no período das férias

Cuidado no período das férias

Além das festividades, o início do ano sempre é celebrado com as férias tão esperadas. Depois de trabalhar e/ou estudar por quase 11 meses, é merecido descansar e aproveitar os dias de folga no aconchego de casa ou conhecendo outros lugares. Embora repousar e se divertir seja prioridade, é necessário tomar alguns cuidados básicos com a saúde. De acordo com o Dr. Luis Fernando Rabelo, médico oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, é justamente nesta época que a síndrome dos olhos vermelhos resolve incomodar mais.
“A doença tem muito a ver com fixar a visão diminuindo o ato de piscar. Isso acontece muito quando o paciente fica exposto à radiação solar ou permanece muito tempo diante do computador, celular e tablet. O indicado é descansar um pouco a vista de cinco a dez minutos, olhar para o horizonte e voltar a piscar para lubrificar o olho”, esclarece o doutor.
O oftalmologista acrescenta que a patologia deixa o olho irritado, seco, com vermelhidão e ardor. Além disso, alerta os pacientes que sempre evitam visitar um consultório médico e buscam auxílio na automedicação. “O paciente precisa tomar cuidado com o ‘achismo’. Nem sempre olho vermelho é conjuntivite, por exemplo. Por isso, é sempre bom ter um acompanhamento médico adequado e usar os remédios que ele mesmo indicar”, alerta.
Outro cuidado citado pelo especialista para as viagens de férias é utilizar colírios lubrificantes para amenizar os incômodos. “Óculos de sol com proteção UVA e UVB sempre são fundamentais e aliados ao uso do colírio é possível diminuir drasticamente os efeitos da exposição à radiação solar”, completa Dr. Luis Fernando Rabelo.
Dicas do especialista
• Fazer pequenas pausas no uso de computadores, celulares e tablets;
• Descansar os olhos por alguns minutos;
• Utilizar colírios lubrificantes com indicação médica;
• Utilizar óculos de sol com proteção UVA e UVB;
• Consultar sempre um oftalmologista para saber se a doença é grave ou não.