Depressão e isolamento

Depressão e isolamento

Nesta quarentena, cuide também da sua mente!

Desde março, o nosso país está enfrentando a pandemia da COVID-19 e, para conter o avanço da doença, os brasileiros se fecharam em casa. Aqueles que conseguiram seguir as recomendações passaram a sair somente em situações de extrema necessidade, e os que fazem parte das atividades essenciais tiveram que mudar totalmente os seus hábitos para se adaptar às medidas do isolamento social, que são muito importantes nesta batalha. Mas existe um assunto importante, que é fruto desta mudança, sobre o qual queremos conversar com você: como está sua saúde mental nesta quarentena?

Estamos, o tempo todo, sendo bombardeados de notícias ruins, precisamos ficar longe das pessoas que tanto amamos, passamos mais tempo dentro de casa, dentre outros desafios que deixam os nossos sentimentos à flor da pele.

Fique calmo, se sua saúde mental não está às mil maravilhas, queremos garantir que você não está sozinho nessa!

Existem algumas dicas que ajudam a controlar as emoções durante esta fase de isolamento, e vamos compartilhar algumas delas com você.

1.Se estiver muito difícil para você, não hesite! Procure orientação profissional. Existe uma série de profissionais que estão oferecendo ajuda psicológica on-line e gratuita.

 

 2.Mantenha uma rotina: tenha horário para acordar, para tomar banho, para trabalhar e se alimentar. O nosso corpo funciona muito melhor quando ele já sabe o que vem pela frente.

 

3.Mantenha contato virtual com aqueles que são importantes para você. Podemos garantir: um sorriso sincero na tela cura muitas lágrimas.

 

4.Mantenha uma alimentação saudável e não exagere no consumo de álcool.

 

5.Tente tomar um pouquinho de sol diariamente.

 

6.Faça algum tipo de atividade física: tem várias aulas on-line e gratuitas que podem ajudá-lo nessa tarefa.

 

7.Durma bem!

 

8.Passe o tempo com algo que te faça bem! Pode ser assistir uma série, cozinhar, ler ou qualquer outra atividade que te deixe feliz.

 

9.Informe-se, mas sem exageros. Definir uma hora do dia para ler as notícias, em sites confiáveis, é uma excelente opção.

 

10. Proteja-se! Existem hábitos que contribuem e muito na disseminação da COVID-19. Higienizar bem as mãos, usar máscara de proteção e limpar as suas compras são alguns deles.

 

Além de tudo isso, temos uma dica que é essencial: confie! Nós vamos vencer este momento de pandemia e tudo isso vai passar.