Dia da Saúde e Nutrição: ela é sua aliada ou inimiga?

Dia da Saúde e Nutrição: ela é sua aliada ou inimiga?

A preocupação com uma alimentação saudável tem ganhado espaço na sociedade ano após ano, e isso não é à toa. Nós somos, literalmente, o que comemos! É por meio da nossa alimentação que damos energia para o nosso organismo e que tiramos força para desempenhar nossas atividades.

Uma boa alimentação é capaz de salvar vidas e, na mesma proporção, uma alimentação ruim também é sinônimo de problemas para a saúde. Por essas e outras razões que dia 31 de março foi nomeado como como o Dia da Saúde e Nutrição. Nós convidamos você a falar com a gente sobre esse assunto.

A preocupação com uma alimentação adequada deve começar desde quando estreamos no mundo. Até os seis meses de vida, o melhor e mais adequado alimento é o leite materno, que é capaz de nos nutrir, proteger e garantir benefícios para saúde que nos acompanham para a vida toda.

Depois dessa fase, os pequenos começam o processo de introdução alimentar e cabe aos pais ensiná-los a apreciar aquilo que é saudável. Mas, infelizmente, o que tem acontecido é diferente disso: de um lado, famílias lidam com a pobreza extrema, acompanhada da desnutrição e, do outro, temos crianças obesas cada vez mais cedo no mundo. São exatamente essas as maiores preocupações da saúde pública.

As consequências da alimentação inadequada são severas, elas são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, colesterol alto, problemas ósseos, dentre tantos outros. 

Os números são assustadores. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 2,3 bilhões de crianças e adultos no mundo estão com excesso de peso. Além disso, 50 milhões de crianças têm atraso no desenvolvimento devido a alimentação incorreta. 

Sabe qual é o segredo para fugir disso? o equilíbrio.

  • É importante aprender, desde a primeira infância, a alimentar-se de frutas, legumes e verduras;
  • Consumir carboidrato conforme a necessidade energética e controlar a quantidade de açúcar; 
  • Evitar embutidos e alimentos gordurosos.

Então, neste Dia da Saúde e Nutrição, convidamos você a refletir sobre seus hábitos alimentares e a começar a mudança no estilo de vida HOJE!