Entenda melhor sobre o Câncer de Próstata

Entenda melhor sobre o Câncer de Próstata

Você notou que os monumentos importantes ganharam o tom azul? Eles estão assim porque o mundo inteiro está abraçando o movimento Novembro Azul, que visa prevenir e diagnosticar de forma precoce o Câncer de Próstata.

Para você entender melhor sobre a importância desse tema, nós vamos explicar um pouco mais sobre o câncer de próstata. Continue esta leitura para saber mais!

O câncer de próstata é uma das doenças que mais acometem os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. Porém, quando diagnosticado em sua forma inicial, as chances de cura sobem para 90%.

E você sabe o que é a próstata? É uma glândula que fica situada abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela é quem produz o sêmen, que é o líquido que é rico em espermatozoides. O que ocorre é que forma-se um tumor dessa glândula, e no caso do câncer de próstata esse tumor é maligno.

Na maior parte dos casos, esse câncer não apresenta sintomas, mas, em formas mais avançadas, é comum que o paciente apresente sinais, como dificuldade para urinar, redução da urina, aumento da frequência de vontade de urinar e até mesmo sangue na urina.

Então, qual é o segredo se os sinais só aparecem quando o câncer já está avançado? É adotar a consulta de rotina um hábito anual! É por isso que todos os homens com mais de 50 anos devem fazer o check-up anual. Os métodos para diagnosticar a doença são:

  • Exame de sangue (PSA)
  • Exame de toque
  • Biópsia da próstata

E são exatamente eles que o seu médico irá solicitar no exame de rotina!

Em caso de diagnóstico positivo da doença, o médico irá traçar o tratamento de acordo com o quadro do paciente. Quando a doença está somente na próstata, a cirurgia no local e a radioterapia são os tratamentos mais indicados. Se a doença estiver um pouco mais avançada e em casos de metástase, poderá ser indicado tratamento hormonal.

A boa notícia é que você pode aderir a hábitos que podem ajudar a prevenir o câncer de próstata. Veja só quais são eles:

– Adotar uma alimentação rica em cereais, vitaminas, frutas, legumes e verduras;

– Sair do sedentarismo;

– Evitar o excesso de gordura animal;

– Evitar o tabagismo e álcool.

O dia de mudar o seu estilo de vida começa hoje!