Entenda quais são os tipos de câncer de mama

Entenda quais são os tipos de câncer de mama

Ao longo do mês de outubro, nós nos preocupamos com um assunto muito relevante, que merece bastante atenção: o câncer de mama. É durante o Outubro Rosa que reforçamos a importância de prevenir a doença e de fazer exames periódicos para diagnóstico precoce, a fim de diminuir no mundo todo o índice de mortalidade deste, que é o tipo de câncer que mais leva a óbito a população do sexo feminino. 

No entanto, o que viemos falar por aqui é que o câncer de mama é mais amplo do que se pode imaginar, afinal existem vários tipos dessa doença, que são determinados de acordo com as células da mama que foram afetadas.

Continue esta leitura e entenda melhor sobre esse tema.

 

Primeiramente, vamos falar sobre o carcinoma. A maioria dos cânceres de mama são do tipo carcinoma, que é quando os tumores começam nas chamadas células epiteliais. No entanto, quando o carcinoma se forma na mama, e normalmente ele é gerado no ducto mamário ou nas glândulas produtoras de leite (lóbulos), ele é conhecido como adenocarcinoma. Agora, vamos falar do câncer de mama in situ. Ele começa no ducto de leite e não atinge o resto do tecido das mamas.

Já nos cânceres chamados invasivos acontece justamente o contrário: o tumor se expande para o tecido mamário. Os tipos mais recorrentes são o carcinoma ductal invasivo e o carcinoma lobular invasivo, que somam 80% dos casos de câncer de mama. 

Ainda falando sobre os tipos invasivos, existe o câncer de mama triplo negativo, que é considerado extremamente invasivo e representa 15% dos casos da doença. Infelizmente, é um câncer muito difícil de ser tratado. Não obstante, existe ainda o câncer de mama inflamatório, que é considerado muito raro e representa somente 5% dos casos de câncer de mama. 

Por fim, ainda existem os tipos considerados raríssimos, como a doença de Paget, que começa nos ductos mamários e se dissemina para a pele do mamilo e para a aréola, e o tumor filoide, que se desenvolve no tecido conjuntivo (estroma).

Independente do tipo, o câncer de mama sempre será um assunto sério, por isso merece atenção redobrada. Continue acompanhando o nosso site e fique por dentro de nossas orientações para evitar a doença