Novo coronavírus: o que é preciso saber sobre a doença?

Novo coronavírus: o que é preciso saber sobre a doença?

O novo coronavírus. Nos jornais, televisão, trabalho, família e em diversos outros lugares, não se fala mais sobre outro assunto. O vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença, chegou na China há poucos meses, foi tomando conta dos continentes e, de acordo com análise da Organização Mundial da Saúde (OMS), se tornou uma pandemia.

No Brasil, isso não foi diferente. Há poucas semanas, foi registrado o primeiro teste positivo da doença, e os números de casos confirmados e suspeitos, assim como o de mortes provocadas pelo vírus, aumentaram consideravelmente nos últimos dias. Diante disso, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre esse assunto e entender qual o seu papel no combate ao coronavírus.

Como acontece o contágio?

O vírus SARS-CoV-2 é transmitido por meio de secreções, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal, como um aperto de mão, e contato com objetos contaminados.

Quais são os sintomas da doença?

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Em geral, o vírus pode causar sintomas semelhantes a um resfriado, como coriza, tosse, dor no corpo e febre. No entanto, para pessoas pertencentes ao grupo de risco, é possível que o SARS-CoV-2 cause impacto nos pulmões, que pode dificultar a respiração e até desencadear uma síndrome respiratória aguda.

Quem faz parte do grupo de risco?

Idosos com mais de 60 anos e todos aqueles que apresentam quadros pré-existentes que comprometem a imunidade.

É possível evitar o novo coronavírus?

Ainda não existe cura para a doença e nem vacina para evitá-la, no entanto é possível conter sua disseminação. Portanto, as dicas são:

– Evitar aglomerações de pessoas;
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e utilizar álcool em gel;
– Evitar o contato próximo com pessoas;
– Higienizar objetos, como celular, controle remoto, entre outros;

Se estiver com sintomas da doença, procurar auxílio médico o quanto antes para evitar que o vírus se espalhe. É importante utilizar máscara nesse caso.

Cada um pode fazer a sua parte e evitar a disseminação do vírus no país.