Osteoporose: afinal, o que é essa doença que tanto afeta os nossos ossos?

Osteoporose: afinal, o que é essa doença que tanto afeta os nossos ossos?

Vamos falar sobre a osteoporose? Essa é uma doença que é considerada uma grande inimiga, principalmente das mulheres em fase de pós-menopausa, que deixa os ossos fracos a ponto de até mesmo de fraturá-los. O quadro é preocupante, uma vez que ocasiona uma perda considerável de massa óssea justamente na fase de envelhecimento.

A doença faz com que o corpo do paciente diminua a absorção de minerais e cálcio, e, nas mulheres, a fragilidade nos ossos é causada pela ausência do hormônio estrogênio, tornando os ossos porosos e frágeis. Essa é a maior causa de fraturas ósseas entre os idosos.

Quem tem osteoporose convive com diversos sintomas, como deformidades; perda de qualidade de vida; redução da estatura; e fraturas de quadril, que podem levar à imobilização do paciente. Por isso, o importante mesmo é seguir corretamente as orientações do médico para garantir uma vida mais saudável e longe das complicações da doença.

E como tratar?

Infelizmente, os tratamentos para a osteoporose não conseguem reverter totalmente o quadro, e o objetivo é fazer com que a doença não avance de forma exponencial. Logo, os pacientes devem seguir cuidados básicos, como a dieta indicada pelo médico, medicamentos com cálcio e vitamina D, exposição segura ao sol e a prática de atividade física indicada. Para as mulheres, é indicada a terapia hormonal.

 

Anotou as dicas? Agora, o importante é se cuidar!