Quantas horas de sono crianças e adolescentes precisam ter?

Quantas horas de sono crianças e adolescentes precisam ter?

Especialistas em transtornos do sono criaram novas recomendações sobre quanto menores de idade devem dormir. As novas diretrizes foram feitas com base em estudos anteriores que analisaram a relação entre a duração do sono e a saúde infantil, e se baseia na etapa de vida em que os jovens se encontram.

Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono, menores de idade se beneficiam física, mental e emocionalmente de quantidades adequadas de horas de sono.
Dormir o suficiente resulta em melhor atenção, comportamento, aprendizagem e memória, dizem os especialistas.

Em contraste, o déficit de sono pode levar a problemas que incluem depressão e até pensamentos suicidas.

A Academia Americana de Pediatria faz recomendações que acredita serem benéficas para o bom sono de crianças e adolescentes – entre elas, a de que todas as telas – como televisores e computadores – sejam desligadas meia hora antes de ir para a cama. E que os pais não permitam que seus filhos mantenham esse tipo de aparelho em seus quartos.

Falta de sono

Em contraste, crianças que não dormem o suficiente estão expostas a maiores riscos de lesões, hipertensão, obesidade e depressão.

Entre adolescentes, a falta de sono foi associado a maiores riscos de automutilação e até suicídio – disseram os pesquisadores.
A equipe por trás das novas diretrizes ressaltou, no entanto, que crianças e adolescentes que dormem mais do que o recomendado também estão sujeitas a efeitos adversos, entre eles, pressão alta, diabetes, obesidade e problemas de saúde mental.

Para crianças e adolescentes que estejam dormindo muito pouco ou demasiadamente, a orientação é que os pais consultem o médico para determinar se trata-se de um transtorno de sono que possa ser tratado.

As diretrizes não incluem recomendações para bebês menores de 4 meses porque os padrões e a duração do sono de crianças tão pequenas variam muito e não há evidências científicas suficientes para estabelecer vínculos entre sono e saúde.

HORAS DE SONO RECOMENDADAS SEGUNDO A IDADE

• 4 a 12 meses: 12 a 16 horas diárias
• 1 a 2 anos: 11 a 14 horas diárias
• 3 a 5 anos: 10 a 13 horas diárias
• 6 a 12 anos: 9 a 12 horas diárias
• 13 a 18 anos: 8 a 10 horas

Fonte: BBC Brasil