Quebrando os estigmas acerca do cuidado masculino
Quem é que nunca ouviu por aí a famosa frase: ‘homens não choram’? Existe uma cultura que reforça que homens não precisam de cuidados, e a gente sabe que isso é uma grande besteira e deve ser cortada. Assim como as mulheres, os homens também precisam cuidar de si mesmos para ter uma vida saudável e ficar longe das doenças. Ao longo deste mês, Novembro Azul, em especial, estamos focando a nossa atenção aos cuidados com a saúde do homem. E nós convidamos você a entrar com a gente nessa importante campanha.
Continue esta leitura!
O movimento Novembro Azul vem para reforçar a importância de adotar hábitos saudáveis, de ir sempre ao médico para fazer exames do diagnóstico do câncer de próstata e entender o quanto o autocuidado faz a diferença no tratamento da doença. Afinal, quando diagnosticado em sua fase inicial, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura.
Existem estigmas acerca do cuidado da saúde do homem. Por um lado, a maioria das mulheres tendem a ser mais cuidadosas com a sua saúde e, além de manterem uma rotina mais saudável, têm o hábito de ir frequentemente ao médico. Enquanto isso, a ideia que se propaga do homem forte faz com que o público masculino seja resistente a tudo isso, em especial ao famoso exame de toque retal, que é capaz de diagnosticar com precisão o câncer de próstata.
Chegou a hora de romper esse preconceito e de cuidar da saúde!
Por isso, perguntamos para você:
- Tem praticado atividade física regularmente?
- Já adotou uma alimentação saudável como estilo de vida?
- Tem visitado seu médico anualmente, em especial se você tem mais de 50 anos?
- Tem evitado o consumo de álcool e do tabaco?
Se você respondeu sim para essas perguntas, está de parabéns! Caso contrário, está na hora de quebrar todos esses estigmas que comentamos por aqui e cuidar da sua saúde.
Podemos contar com você?