Saiba como prevenir o câncer de mama

Saiba como prevenir o câncer de mama

Neste mês de outubro, nós focamos nossa atenção em um assunto de extrema importância, que é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Afinal, o movimento Outubro Rosa, que nasceu na década de 90 e se disseminou pelo mundo todo, tem justamente a missão de reduzir não somente o número de casos da doença, mas também de diminuir o número de óbitos em função do quadro. 

Nesse contexto, vamos usar uma frase que é considerada mais que clichê, mas que faz todo sentido: a prevenção é o melhor remédio na luta contra o câncer de mama. Por isso, continue aqui com a gente e entenda como você pode ser protagonista da sua história, adotando hábitos preventivos para evitar o desenvolvimento do câncer de mama.

Vale a pena lembrar que o diagnóstico precoce é o que realmente pode salvar vidas. Quando a gente descobre o tumor em sua fase inicial, as chances de cura aumentam significativamente. É por isso que, se você tem 30 anos ou mais, a visita ao ginecologista, assim como a mamografia e o autoexame, devem fazer parte do seu calendário de compromissos do ano. 

Além disso, alguns hábitos também podem evitar o desenvolvimento da doença, e nós vamos dividi-los com você:

  • Adote uma alimentação saudável: já não é segredo que a alimentação saudável é uma grande aliada da saúde, além de também ajudar a prevenir esse mal. E olha só que interessante: mulheres que consomem vegetais com frequência têm até 45% menos chances de desenvolver câncer de mama, de acordo com um estudo realizado pela Boston University. 
  • Mexa-se! O sedentarismo é considerado um vilão também na prevenção do câncer de mama. Por isso, faça exercício diariamente, uma vez que a atividade física reduz os níveis de estrogênio, hormônio relacionado ao risco de câncer.
  • Amamente! Além de ser um ato de muito amor, um estudo feito pela World Cancer Research Fund, na Inglaterra, mostrou dados interessantes. Mulheres que amamentam os seus filhos por, pelo menos, seis meses têm 5% menos chances de desenvolver câncer de mama.
  • Faça atividades para reduzir seu estresse, pois ele também é considerado um vilão. 

Anotou as dicas? Então, hoje é o dia certo para adotar esses hábitos saudáveis e prevenir o desenvolvimento do câncer de mama.