Um outubro mais ROSA!

Um outubro mais ROSA!

Chegamos ao mês de outubro! E embora o assunto sobre o qual vamos conversar com você deva ser lembrado o ano inteiro, é nesta época que os holofotes se voltam para ele, e com muita razão: o câncer de mama. O décimo mês do ano recebeu o nome de Outubro Rosa, justamente para unir a população na luta pela prevenção da doença. 

E antes de falarmos um pouquinho sobre esse movimento mundial, queremos chamar a sua atenção para alguns números. Somente em 2019, foram estimados quase 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, em uma proporção preocupante: são 56 casos a cada 100 mil mulheres. Esta é a principal causa de morte por câncer entre a população do sexo feminino.

Embora tudo isso seja muito assustador, o que queremos falar por aqui é justamente o mote primordial do movimento Outubro Rosa. O câncer de mama é uma doença que não só pode ser prevenida mas também, se descoberta de forma precoce, tem grandes chances de cura. 

Então, pensando em incentivar a população na prevenção da doença, o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, popularmente conhecido como Outubro Rosa, foi criado na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Rapidamente, a ação se espalhou pelo mundo todo e, ano a ano, vem cumprindo cada vez mais com suas causas, que são:

 

  • compartilhar muita informação de qualidade sobre a doença, por meio de debates, palestras, comunicações etc.
  • oferecer maior acesso à prevenção para a população, com exames de diagnóstico.
  • reduzir a mortalidade dos casos da doença em função do assunto dos tópicos anteriores.

 

É uma grande causa, não é mesmo? De uma coisa nós temos certeza: juntos, nós podemos vencer o câncer de mama. Então, use o lacinho cor de rosa que é símbolo da campanha.

Continue acompanhando o nosso site para saber mais sobre o Outubro Rosa!