Você sabe quais são os sinais do câncer de mama?
Durante o décimo mês do ano, o movimento Outubro Rosa toma conta dos países do mundo todo, para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Nós também abraçamos essa grande luta e viemos falar por aqui sobre algo muito importante: os principais sinais de alerta do câncer de mama.
Confira este conteúdo que preparamos para você e fique de olho.
Sim, nós sabemos que a maioria dos casos de câncer é silenciosa, ou seja, não apresenta sequer um sintoma ou sinal, e isso também vale para o câncer de mama. Mas algumas mulheres apresentam alguns sinais de alerta, e nós vamos falar sobre eles por aqui.
Primeiramente, nós queremos reforçar a importância de conhecer as próprias mamas. Quando você tem o hábito de fazer o autoexame mensalmente, conhece a textura da pele dos seus seios, suas características e peculiaridades, e isso torna mais fácil identificar quando algo está errado. Por isso, se você ainda não tem esse hábito, vamos ajudá-la nessa jornada e vamos ensinar mais à frente como fazer o autoexame.
Agora que você já sabe a importância de conhecer muito bem os seus seios, vamos compartilhar alguns pequenos sinais para os quais você deve se atentar:
- Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo).
- Nódulo único endurecido.
- Irritação ou abaulamento de uma parte da mama.
- Dor na mama ou mamilo.
- Inversão do mamilo.
- Eritema (vermelhidão) na pele.
- Edema (inchaço) da pele.
- Espessamento ou retração da pele ou do mamilo.
- Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.
- Linfonodos aumentados
* Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA)
Então, se ao observar os seus seios você notar algum dos sintomas acima, saiba que é um bom momento para conversar com seu ginecologista.
E como fazer o autoexame?
Vamos lá:
- Posicione-se em frente ao espelho e observe seus seios com os braços caídos.
- Agora, coloque suas mãos na cintura e observe novamente.
- Coloque as mãos atrás da cabeça e veja como está o tamanho, a posição e o formato do seu mamilo.
- Agora, pressione o seu mamilo e veja se sai alguma secreção.
Agora, fique deitada:
- Sinta sua mama com movimentos circulares, com uma pequena pressão nos dedos.
- Apalpe também as axilas.
Se sentiu alguma anormalidade durante o autoexame, converse com seu médico. Ah, uma dica importante: se você não está na menopausa, faça o autoexame alguns dias após a sua menstruação acabar. Seus seios estarão menos inchados, e assim você poderá senti-los melhor.